Páginas

domingo, 6 de outubro de 2013

Poesia

A SEMANA INTEIRA

Sérgio Caparelli

A segunda foi à feira
precisava de feijão;
A terça foi à feira
pra comprar um pimentão;
A quarta foi a feira
pra buscar quiabo e pão;
A quinta foi à feira
pois gostava de agrião;
a sexta foi à feira
- tem banana, tem mamão?

Sábado não tem feira
e domingo também não.

Sugestões de atividades:

* Musicalizar (Terezinha de Jesus)
* Pintar as rimas
* O que podemos comprar no mercado? feira?
maçã - romã / morango - frango / batata - nata / tomate - abacate. Reescrever o poema utilizando essas rimas.
* Ilustrar esse poema.





POESIA FOLCLÓRICA

Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no jardim
Que meu nome está escrito
Numa folha de jasmim.

Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no mercado
Que meu nome está escrito  
Na faixa do colorado.

Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no quartel
Que meu nome está escrito
No chapéu do coronel.

Sugestões de Atividades:

* Pintar as rimas.
* Pensar em três lugares que gostaria de ter seu nome escrito.
* Para cada lugar, encontrar uma palavra que rime.
* Ilustrar o poema.
* Criar uma quadrinha utilizando as rimas.
* Leitura das quadrinhas.
* Colocá-las num painel, varal.

A PORTA

Vinicius de Moraes

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta

Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no Céu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...