Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2018

Celebrando a Páscoa Cristã




Chegou minha data comemorativa preferida: a Páscoa! O outono chegando no Brasil e a Primavera aqui nos mostram que é tempo de mudança. Mas, o principal, é que podemos comemorar nossa salvação em Cristo Jesus, o real sentido da Páscoa.
Mesmo amanda a data, confesso que não acho fácil programar um presentinho para as crianças e inovar todos os anos. Este ano, aqui na igreja, resolvemos elaborar uma sacolinha para uma refeição pascal. A ideia é colocar elementos que lembrem a comida do tempo de Jesus. Bom, mas vamos passo a passo com a sacolinha.

1. Sacolinha

Compramos uma sacolinha de papel pardo sem nada estampado. Eu encontrei estas ovelhinhas em papel na lojinha de produtos importados que facilitaram a vida. Você pode confeccioná-las em EVA ou imprimir alguma ovelhinha muio bonitinha que você achar na internet (que a meu ver é mais barato e prático). Eu as colei e enfeitei com glitter prateado. Seja criativa!








2. Jogo Americano de Páscoa

Pensando em disponibilizar uma refeição, resolvi confeccionar um jogo americano para a criança dispor da sua refeição. Eu fiz uma arte com a temática, imprimi e plastifiquei o papel. Eu encontrei umas borrachas super fofas e baratinhas para acompanharem o presente. Tudo ficou pronto rapidinho! Ah, a arte está disponibilizada para você!



3. Kit de Páscoa

O recheio da sacolinha será com comidas típicas do Oriente Médio. Eu sei que algumas soluções para empacotar aqui nos Estados Unidos são mais fáceis, mas você conhece as opções de adaptação no Brasil. Eu colocarei um chocolate bem pequeno de sobremesa, só para adoçar, mas a intenção é mostrar o que era comido na época de Jesus e o que se comeu na ceia que Ele instituiu para lembrar este dia (o pão e o vinho).


Você gostou desta ideia? Deixe seu comentário!

Existem outras ideias de Páscoa aqui no Blog! É só clicar na Tag Páscoa e você encontrará o que eu fiz nos anos anteriores.



Abraão, Sara e o bebê Isaque

Olá, amigos! Este mês na escola bíblica estudamos sobre a história do bebê Isaque, tão esperado por seus pais Abraão e Sara. A ênfase esteve de como Deus cumpriu sua promessa sobre dar para a Abraão uma grande descendência, mesmo ele e sua esposa sendo muito velhinhos. 
Aqui estão três sugestões de atividades para desenvolver com os pequenos.

1. Bebê Isaque / Baby Isaac

Dobrando de forma simples um prato de papel, criei uma espécie de cobertor em que o bebê Isaque está envolto. Colei uma carinha feita de papel e coloquei dois olhinhos. As crianças poderão decorar o cobertor. Eu optei por fornecer adesivos, já que acho mais prático para a Escola Bíblica.




2. Sara e Abraão com o bebê Isaque

A imagem abaixo eu encontrei na internet e dei uma editada para ser usada. Colei a imagem do casal com o bebê em um papel em formato de tenda. As crianças deverão pintar a imagem e decorar a tenda.






3. Assim como as estrelas do céu...

Nesta atividade relembraremos a promessa que Deus fez à Abraão em Gênesis 15:5 acerca de que de Abraão seria formado um numeroso povo.
Utilizei, novamente, uma imagem retirada da internet para compor a cena de Abraão olhando para as estrelas. Nesta cena as crianças deverão colar as estrelas (que podem ser adesivos, de EVA ou outro material) e colorir Abraão.





Espero que tenham gostado destas atividades! Deixe seu comentário!

quinta-feira, 8 de março de 2018

Legado, lembranças e memórias: 50 anos de Rui Barbosa

Um tanto atrasada, mas com muita alegria noticio a publicação do meu primeiro livro: "Legado, lembranças e memórias: 50 anos de Rui Barbosa". Mais que um livro, este foi um projeto pedagógico desenvolvido durante 3 anos na EMEF Rui Barbosa, em Campo Bom, RS (minha cidade!).
Depois de uma longa estadia no estado de São Paulo, ao retornar para minha cidade, tive o privilégio de dirigir o Projeto de Pesquisa História na escola. A diretoria, especialmente nas pessoas da diretora Lizandra Gottlieb e da coordenadora Maria Christina Lima Schirmer, pretendiam que o projeto de contra-turno destinado aos alunos dos oitavos e nonos anos culminasse em um livro que contasse a trajetória de 50 anos da escola.
O projeto contou com mais de 20 alunos ao longo dos 3 anos e registrávamos muitas de nossas atividades no blog http://pphruibarbosa.blogspot.com. Além da trajetória da escola, os dois capítulos iniciais versam sobre a história da educação do município de Campo Bom e um apanhado da história do bairro Metzler, no qual a instituição se situa. O livro ainda conta com dados da família Metzler, Weidler e Dreyer que foram responsáveis pela ocupação do bairro. Nos apêndices ainda pude escrever um mapa das ideias educacionais defendidas pelo Dr. Wolfrang Metzler, que foi deputado estadual e federal e que deu nome ao bairro.
A publicação se deu em novembro de 2016 na Biblioteca Pública de Campo Bom, com a presença de autoridades, ex-diretoras e comunidade. Infelizmente, eu não pude estar presente pois já estava morando nos Estados Unidos. Meus pais me representaram no evento.
Gostaria de agradecer a cada um dos alunos que participou do projeto e esmerou-se para fazer dessa pesquisa algo que contribuísse para a comunidade. Agradeço aos entrevistados, ao histpriador Roberto Atikinson que muito contribuiu para a a relevância desta pesquisa e, por fim, a direção da escola por ter confiado no meu trabalho para dirigir este projeto.

Ex-diretores sendo homenageados pela secretária deeducação Eliane dos Reis.

Alunos que participaram do projeto juntamente com a família Weidle.

Alunos do projeto com a famílai Weidle.

Aluan Liége autografando os livros.

Capa do livro.


quarta-feira, 7 de março de 2018

Diversão com a Arca de Noé

Pensando em estudar a história da Arca de Noé com seus alunos ou filhos? Aqui vão algumas sugestões divertidas que elaborei e apliquei na classe bíblica que coordeno para crianças de 0 a 3 anos.
Optei em utilizar brinquedos para contar a história, achei que seria mais interativo para os pequenos. Os animais eu comprei nestas lojas de produtos populares (tipo R$1,99) e a arca de Noé existem algumas opções no mercado do brinquedo. As crianças gostaram muito de vivenciar o que estava sendo contado. Para ilustrar a chuva, eu utilizei uma nuvem com contas que eu criei para a história do naufrágio de Paulo (confira a foto aqui).


Para acompanhar esta lição, providenciei uns martelinhos de plástico para cantarem a música "Pam, pam, pam" que fala sobre Noé e os animais que entraram na arca. (Caso não conheça a música, segue aqui o link).


Uma das atividades desenvolvidas envolveu as cores do arco-iris. De forma simples, cortei uma nuvem em EVA e listras nas 7 cores para colarem na ordem.


Confeccionei três lembrancinhas para esta história. A primeira foi utilizando aqueles biscoitinhos em formatos de animais. Coloquei um pacotinho dentro de um saco de papel e o decorei com figurinhas com a temática da Arca de Noé e uma nuvem colada a um prendedor.



Ainda fiz uns bolachinhas de manteiga (você pode pegar a receita aqui), cortei em formato de pomba e decorei. No pacotinho colei arco-íris em formato de círculo.




Para completar o combo das lembrancinhas, encontrei chaveiros em vinil para serem pintados em formato de arco-íris! 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...