RESUMO: O
presente artigo descreve o projeto que surgiu de uma tentativa de tornar o
conteúdo estudado em sala de aula mais interessante e significativo. Durante o
projeto “Que bicho é esse?” a turminha do 1º ano ganhou um animalzinho para
observar o seu comportamento, porém a responsabilidade de cuidar da nossa
hamster não se limitou apenas na sala de aula. O projeto foi estendido à casa
de cada aluno e virou um livro: O diário da Miny! Com muita diversão e
afetividade os alunos tiveram múltiplas aprendizagens.
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade,
Aprendizagem, Leitura e Escrita, Texto Coletivo.
As crianças têm uma
consideração muito grande no cuidado com os animais. Elas passam a ampliar sua
percepção do mundo, anteriormente voltada para si mesma e seus pais
desenvolvendo sua capacidade de se relacionar com os outros seres vivos como os
animais.
Na Bíblia percebemos que o
próprio Deus atribuiu ao homem logo no inicio da criação o domínio sobre os
animais.
“Havendo, pois, o
Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu,
trouxe-os ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse
a todos os seres viventes esse seria o nome deles” (Gen. 2:19, Bíblia)
Além de ser uma incumbência
divina, o cuidado com os animais pode trazer inúmeros benefícios para a vida do
ser humano em desenvolvimento. Segundo a Psicóloga Maria das Graças Teles
Martins, alguns estudos indicam que a criança que convive com animais é mais
afetiva, repartindo suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior
compreensão dos fatos, é crítica e observadora, se sensibiliza mais com as
pessoas e as situações.
Para
comprovar a afirmação acima a professora Celina Fritz após realizar Projeto
Safira em que a escola adotou um animal de estimação, ressalta que os resultados do projeto apontam melhoria na
afetividade e no ambiente da escola.
A
criança tem a necessidade de estar em contato com a natureza. Atualmente
percebe-se que crianças que moram nas cidades não reconhecem conceitos que eram
tão simples para a infância passada. Ellen White afirma que a natureza é um
livro que deve ser manuseado pelas crianças:
“Para a criança, ainda incapaz de aprender
pela página impressa, ou tomar parte nos trabalhos de uma sala de aulas, a
Natureza apresenta uma fonte infalível de instrução e deleite. O coração que
ainda não se acha endurecido pelo contato com o mal está pronto a reconhecer
aquela presença que penetra todas as coisas criadas. O ouvido, ainda não ensurdecido
pelo clamor do mundo, é atento à Voz que fala pelas manifestações da Natureza. (…)
as lições tiradas da Natureza não serão uma fonte inferior de prazer e
instrução. (Educação, pág. 100)
Com base nesses
conhecimentos e buscando tornar a aula mais atrativa e significativa, o Projeto
“O Diário de Miny” propõe os seguintes objetivos:
- Desenvolver a autonomia,
responsabilidade e a preocupação com a natureza;
- Desenvolver a afetividade;
- Resgatar nos alunos
e familiares o respeito e amor pelos animais que são presentes de Deus;
- Estimular a leitura;
- Estimular a escrita de texto
coletivo.
Regras e Procedimentos do Projeto
Antes da apresentação do
nosso animalzinho à turminha, tivemos uma aula sobre a conscientização da
importância da Leitura e Escrita. Nessa aula, os alunos trouxeram de casa
gravuras de pessoas lendo e escrevendo. A seguir classificaram as figuras referentes
à leitura e escrita, discutindo o ato de ler e escrever.
O interesse da turma por
leitura e escrita foi visível. Reflexões feitas em sala de aula:
- Porque
e para quê a pessoa está lendo
- Gênero,
raça e faixa etária das pessoas que lêem;
- Local
e/ou ambiente onde se realizam os atos de leitura e escrita;
- Posição
das pessoas que estão lendo;
- Suportes
utilizados na leitura e escrita;
- As
pessoas estão lendo em grupo ou individualmente;
- Hora
do dia em que os atos de leitura e escrita se realizam;
- Vestimentas
utilizadas para escrever e ler;
- Os
sentidos utilizados para ler e escrever.
“As pessoas lêem para ficarem mais felizes”
Amanda Vergara, 6 anos.
“As pessoas lêem pra ficarem inteligentes e é
importante para fazer concursos”. Maria Eduarda Lemos, 6 anos
Após esta aula de preparação
os alunos estavam com muita vontade de ler e escrever e compreenderam que a
leitura e escrita fazem parte da vida esta presente na rotina do ser humano,
assim como a sua função social.
Assim, a turminha estava
preparada para utilizar a leitura e escrita de uma forma divertida e atrativa
então a nossa mascotinha entrou em ação.
Quando a hamster chegou em
nossa sala de aula foi uma alegria total. Todos ficaram atônitos para ver bem
de pertinho a mais nova amiga da turma. Quando eles souberam que a Hamster
ficaria conosco durante o período do projeto ficaram ainda mais animados!
Escolher o nome do
animalzinho da turma foi muito divertido. Tivemos muitas sugestões:
Princesinha, Docinho, Lindinha, etc. Mas o nome escolhido por votação foi Miny,
inclusiva a grafia do nome também foi escolhida e aproveitamos para estudar o
fonema da letra “Y”, que na língua portuguesa tem o mesmo som da letra “I”.
No dia seguinte, a Miny
estava preparada com comidinha suficiente para passar um dia na casa de um dos
alunos. Para a escolha do aluno que cuidaria da nossa mascotinha, o critério
não poderia ser outro: o bom comportamento em sala de aula. Nesse dia parecia
que não havia crianças em nossa sala…
O aluno Vinicius foi o
primeiro a levar a Miny para casa, porém juntamente com a hamster ele levou
também um diário para anotar tudo o que aconteceu e relatar para os colegas no
dia seguinte.
E desde então o nosso
projeto foi um sucesso! Diariamente reservamos 10 minutos antes da saída para a
leitura do diário da Miny e a escolha de um outro coleguinha que terá o
privilégio de levá-la para casa.
Produção
de texto coletivos
“LER
É UMA VIAGEM DA NOSSA IMAGINAÇÃO.”
Produção de texto feita pela turma 11 no
decorrer do projeto
O projeto tem como objetivo
maior enfatizar a importância da leitura e escrita e sua função social,
portanto todo o momento é oportuno para a elaboração de texto.
Um dos coleguinhas comunicou
à turma que o seu tio havia adquirido um hamster e que seu nome era Spiker. Os
alunos pediram pra que ele trouxesse o Spiker. No dia seguinte, o Spiker chegou
em nossa sala para fazer uma visitinha para a Miny. Nada poderia ser mais
interessante para elaboração de texto coletivo que resultou na seguinte
produção:
A VISITA DO SPIKER NA TURMA
11
HOJE O VINICIUS TROUXE O
HAMSTER NA ESCOLA. O NOME DELE É SPIKER. ELE VEIO VISITAR A MINY, A MASCOTE DA
TURMA 11.
AUTORES: ALUNOS
DO 1º ANO 11
NAS
AULAS DE ENSINO RELIGIOSO
A proposta do Projeto
permite amplas e diversificadas aprendizagens. E como acontece na educação
muitas das vezes estas aprendizagens não são planejadas, acontecem de acordo
com a necessidade e o interesse das crianças.
Uma de nossas coleguinhas ao
levar a Miny para casa percebeu que a Miny estava tremendo muito. A família
temendo que o bichinho estivesse com frio colocou tecidos quentinhos e fez até
uma capa para a gaiola.
Mas a hamster ainda não
tinha melhorado. Ela poderia estar um pouco doente. No dia seguinte, ao começas
a aula a turminha tinha um motivo de oração especial: Orar pela Miny. O momento
foi propício para explicar o que devemos pedir nas orações. Muitas crianças não
sabem o que pedir para Deus e outras acabam pedindo brinquedos.
A turminha conclui que nós
devemos pedir pra Deus algo que o ser humano não consegue fazer como, por
exemplo, a cura de alguém, a proteção da família, o cuidado com a escola, a
benção pra vida de cada pessoa, etc.
Esta foi uma aula muito
significativa e preciosa! Em dois dias a Miny estava bem melhor e podemos
agradecer a Deus pelo seu cuidado com os animaizinhos.
o
Envolvimento da familia no projeto
“Nunca
vi o meu filho tão motivado ao ir pra escola depois de ter levado a Miny pra
casa.” Rosemeire, mãe do João Vitor.
No começo do projeto, os
pais ficaram meio inseguros de ter um “rato”, como eles falavam em sua casa.
Alguns chegavam a falar que só deixariam as crianças levá-la se fosse apenas um
dia.
Porém, ao lermos o diário da
Miny, percebemos a empolgação dos pais quando se referiam a hamster. Muitos
deles fizeram questão de colocar que o animalzinho seria bem vindo novamente em
sua casa.
Com o passar dos dias os
pais se empolgaram mais pra deixar o diário da nossa Miny mais bonito e
sofiscado. Nas páginas do Diário encontramos desenhos lindíssimos dos alunos,
pequenas frases escrita pelos próprios alunos, fotos com a Miny e até Vídeo no
Youtube (Visita Miny).
CONCLUSÃO
O projeto “O diário de Miny”
foi também o tema escolhido para a Multifeira 2010. Os alunos confeccionaram
hamster de material reciclável, modelaram animais com massinha e pesquisaram
sobre seu animal favorito.
Até o presente momento, é notório o crescimento e o
envolvimento dos alunos, ao participarem do projeto adquiriram um senso de responsabilidade pelo cuidado do animalzinho.
Além
disso, durante o projeto tem-se percebido um estímulo muito grande no que se
diz respeito ao comportamento em sala de aula e a motivação nas atividades de
leitura e escrita.
Abaixo
o depoimento de algumas mães confirmando o resultado do projeto no
comportamento dos filhos.
“Foi
bem legal a visita da Miny em nossa casa. Inclusive eu acabei aprendendo a
cuidar dela e a criança passa a ter responsabilidade e para o meu filho foi
excelente, pois ele estava na expectativa de levar a hamster e viu que era só
se comportar bem”. Shayana, mãe do Pedro
“Senti muita
diferença na motivação do meu filho. Depois do dia em que a Miny esteve
conosco, ele vai pra escola muito mais animado”. Elizangela, mãe do João
Gabriel
O projeto ainda não
terminou. A proposta sugere que este se estenda ao decorrer do ano, uma vez que
pode ser trabalhado como uma rica fonte de conteúdos e o desenvolvimento da
afetividade.
REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIA SAGRADA,
Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no
Brasil, 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
MARTINS, Maria das
Graças, Relacionamento das crianças com animais de estimação Disponível em:
<http://www.zionconect.com/one_news.asp?IDNews=21>
Acesso em: 27/05/10
STEYE,
Vivian. Alfabetização: Importância do
acesso da criança a situações de leitura e escrita in: Revista do Professor, nº
84, 2005
____________.
Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. 3ª ed. Santo André, SP: Casa
Publicadora Brasileira, 1975.
Nenhum comentário:
Postar um comentário