Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mistério Preso no Armário - Sônia Junqueira


Amo contar e ler histórias e quando elas vêm acompanhadas de muita inspiração para atividades pedagógicas eu gosto mais ainda. O texto da Sônia Junqueira “Mistério preso no Armário” oferece várias possibilidades para a pré-escola. A seguir vou dispor o texto e imagens do livrinho que fiz para contar a história. Utilizei recortes de revista para ilustrar.





MISTÉRIO PRESO NO ARMÁRIO


O que será que tem dentro

do armário do meu tio?

Será que tem caramelo

ou caixa de chocolate?

Será que tem passarinho

girando e cantarolando

numa caixinha de música?

Será que é um canário?

Puxa, será que o meu tio

guarda dentro desse armário

um fantasma ou lobisomem?

Será que é um tesouro

segredo, brinquedo velho

de quando meu tio ainda

não tinha virado homem?

Será que tem um mistério

preso dentro desse armário?

Por que será que meu tio não destranca o seu armário?

Será que lá dentro vive uma fera ou um gigante que ficou pequenininho?

Ou um monstro horripilante?

Ou ele está escondendo uma arte cabeluda, daquelas que dão castigo?

Mas o meu tio é gente grande!

Epa! Lá vem o meu tio!

E vai mexer no armário!

Ufa! Deu para ver um pouco do tesouro do meu tio.

E tem tanto badulaque!

Moedas, canetas velhas, livros, vidros, canivete,

cartas e lápis de cor, soldadinhos da infância,

retrato da namorada, um montinho de dinheiro

(e muita, muita poeira!).

Mas o melhor - que barato! -

é que dentro desse armário

encostradinho no canto

com uma cara sorridente,

tem também o meu retrato.

Sônia Junqueira













JOGO DO ARMÁRIO

Contada a história aproveito para trabalhar o jogo do armário. Dobro uma cartolina ao meio para confeccionar o armário. Colo a imagem de um armário com o nome.
Recorto várias imagens de objetos, roupas e alimentos que podem ser guardados dentro do armário. Confeccionar um dado com numeração até 3 (para as turmas menores). Sentá-los em rodinha onde cada um deverá estar com seu armário. Cada criança irá lançar o dado e o número que alcançar lhe dará direito de comprar os objetos que quiser. Estipular um número de rodadas para o jogo terminar ou jogar até os objetos terminarem. Finalizado o jogo contar com cada criança quantos conseguiu comprar. Registrar a atividade, primeiramente no quadro e depois em folhinhas.  Além do aspecto matemático, o professor pode elaborar uma pequena lista dos objetos a disposição para compra e pedir para os alunos registrarem. Depois de tudo, pedir para os alunos colarem os objetos dentro do armário utilizando critérios para a organização (classificação): roupas e sapatos em uma prateleira, comidas, brinquedos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...